Arquivo do blog

sábado, 9 de janeiro de 2016

Histórico de (des)organização

Oi pessoal

Hoje quero contar um pouquinho sobre a relação que eu tenho com a organização ou falta dela.

Puxando pela memória, lembro-me de quando era criança e vivia deixando minhas coisas esparramadas pela casa e só arrumava quando levava broncas de minha mãe. Também eram recorrentes episódios de onde está meu livro, carteira, caderno, documento (e mil outras coisas) que eu tenho certeza de que deixei aqui. Revirava a casa, culpava os outros por terem tirado do lugar e no final estava em um lugar que eu coloquei e nem lembrava.

A adolescência e período das faculdades foi mais tranquilo, era muito preocupada com meus resultados e conseguia manter uma lógica mínima de organização, mesmo que isso custasse uma cadeira constantemente com roupas para passar e algumas noites estudando ou terminando trabalhos.

O bicho começou a pegar mesmo depois da separação, me vi responsável por uma casa, duas crianças pequenas, um pai doente, recursos escassos e um círculo vicioso de trabalhos a fazer. Vivia fazendo os trabalhos aos 45 minutos do 2º tempo e o que era pior me vangloriava de dar conta de tudo dentro de um prazo tão apertado. Era comum perder documentos, não saber onde estava papéis importantes, não ter o mínimo controle financeiro. Ia fazendo as coisas conforme elas surgiam, sem se preocupar com o futuro e com o andar da carruagem.

Até que o start para a organização aconteceu em 2011, era um domingo de maio e eu estava totalmente infeliz com a minha vida em geral, A casa aos trancos e barrancos, parece que a vida não engrenava nada de bom, Me vi deitada no sofá assistindo Faustão, com vasilha pra lavar, roupa pra passar, casa para limpar e nenhum pingo de coragem para agir.

A solução foi ir ao Google e digitar "COMO SER MAIS ORGANIZADO", precisava muito achar um caminho, uma solução, uma receita mágica, qualquer coisa que me tirasse daquele estado de bagunça geral que eu me encontrava. Comecei a ler sobre o assunto em vários sites e blogs, ate chegar no que me pareceu mais viável: O método FLY ( finalmente amando a si mesma).


Era um método baseado em quinze minutos, no destralhe da casa, em manter a pia limpa e a cama arrumada, tudo isso em babysteps e adaptando ao ritmo da minha casa... bom parecia que eu ia dar conta, afinal não era muita coisa e resolvi tentar. Li um pouco mais sobre o assunto nos emails iniciais que recebemos  no grupo do Yahoo e fui brilhar a pia. Foi o gatilho que precisava para começar a incorporar o método em minha vida.

De lá para cá foram várias caídas da carruagem (ou carroça), na empolgação inicial imprimi e guardei vários arquivos relacionados ao sistema e brinco que tenho muita coisa FLY já incorporada no meu DNA.

O upgrade veio no final de 2014 com a criação do grupo de Flys no Whatsapp. A interação através do grupo proporcionou maior rapidez nos progressos, compartilhamentos de dicas, fotos e progressos e hoje somos uma grande Flymília. Não consigo passar um dia sem pelo menos dar uma olhada no grupo.

Ainda estou longe do padrão mínimo de organização que quero para meu lar e minha vida, mas tenho certeza também de que não volto para aquele estágio inicial de bagunça e desordem que estava atravancando a minha vida.

Tenho muito a melhorar ainda e quero compartilhar meus acertos,desacertos e progressos com vocês. Aos poucos vou contando um pouco mais sobre o sistema aqui.

Bjkas

Dani Duarte

Um comentário: